sábado, 7 de agosto de 2010

Folha em Branco

"FOLHA EM BRANCO

Uma folha em branco
É uma ideia intacta
Que implora eternidade!
Eternizá-la
É continuar o mistério da criação
Gesto simples de mão pura
Que une Criador e criatura."


(poema retirado do livro: Terra Prometida; Oliveira, Pa. Mário Tavares de; Imperitura -Alcalá e Régia Confrária Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Vila Viçosa 2008)


O vázio da folha em branco desperta ( pelo menos em mim enquanto " criador") uma dualidade de sentimentos. Por um lado a possibilidade de expressar algo, o ponto de partida para a materialização de uma ideia abstracta mais ou menos pensada para uma forma mais concreta e materializada; por outro lado a folha em branco pode ser tenebrosa na sua brancura, o vázio que encerra em si todo o caos e toda a ordem que o primeiro traço vai instaurar e revelar.

O acto de escrever e desenhar é em si mesmo um acto de continua expressão e revelação, pois o traço passado irá condicionar o traço futuro assim como a palavra passada irá condicionar a palavra futura e assim formar um todo a partir da relação das partes.

Mas tudo começa com uma folha em branco que pode não ser uma folha....

No passado pintava e desenhava constantemente como uma necessitadade constante adolescente e individual, pintava por pintar sem intensão ou significado. Necessidade egoista e pessoal á qual não me atrevo a chamar arte, pois julgo nada dizer nessas obras...
Depois surgiu a Arquitectura e a formação de academia que afinal é o que é a faculdade, existe uma educação de gosto e sobretudo o despertar de consciências, a dimensão social, educadora da arte e a utilidade da arquitectura que devem superar o eu e o seu ego.
5 anos e os pinceis adormecem em mim. Nova cidade, novos habitos, nova vida, deixo o rural e abraço o urbano, por fim regresso e reencontro os pinceis, mas já não sou o mesmo, não sendo no entanto outro.

2 comentários:

  1. Jorge,

    É um "eu" modificado, transformado: encontrou a terceira margem...

    Imagino a felicidade do reencontro desses pincéis com as mãos de um artista agora sublimado!

    Na verdade, a arte só é arte quando brota da Eterna Beleza e para Ela aponta.

    Devo dizer que apreciei muito este espaço e creio vir a aprender muito sobre as "formas materializadas".


    Continuação de santo Advento

    ResponderEliminar
  2. Mariam,
    Muito obrigado pelas tuas palavras, senão estou em erro julgo que este é o primeiro comentário que este blog recebe.
    Verdade seja dita em tempos tive outro blog algo semelhante a este que me acompanhou nos últimos anos de faculdade e sobretudo de transformação pessoal. Terminei por encerrar esse blog por ser demasiado pessoal vasto e relativo.
    Mais tarde entre conversas de café e pensamentos decidi criar um blog um pouco mais sério e centrado na minha procura de um caminho ou intensão artística e arquitectónica, mas nos ultimos tempos tenho deixado um pouco este blog adormecido, mas talvez esteja na hora de acordar novamente=).

    Uma vez mais muito Obrigado pelas tuas palavras e um Santo Advento também para ti.

    ResponderEliminar