sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Gaudí - O arquitecto de Deus

Antoni Gaudi, foi sem dúvida um arquitecto singular, tanto no seu percurso biográfico como na sua Obra.
Pessoalmente acho desconcertante e até mesmo perturbante a sua obra, lidas de forma simplista estas palavras podem parecer negativas; mas na realidade é o lado positivo da minha admiração pela sua obra que mal conheço em verdade e profundidade.
Acredito que conhecer uma determinada obra, não se limita apenas ao saber da sua história. Ler, ver e interpretar tanto palavras como desenhos, são aspectos importantes para conhecer a obra mas não são os mais importantes.

O mais importante é habitar e dialogar com a obra, vivenciar e habitar o espaço em situ e sobretudo é conhecer a obra a partir da própria obra, não existe melhor professor de arquitectura que o próprio edifício/obra.
Mas tal como acontece com as pessoas os edifícios não se conhecem apenas com um encontro e eu infelizmente não tenho a possibilidade de ter muitos encontros com a obra de Gaudi.
Ontem no meu dia de aniversário por acaso tive um encontro com uma série documental sobre a obra deste mestre, cuja obra me perturba e desperta admiração pela sua singularidade.
















10 comentários:

  1. Passei por aqui, cheia de pressa, mas só para desejar um santo e feliz Natal.

    Depois, se Deus quiser, aqui virei com mais vagar.

    Vamos a ver se desta vez fica... :)

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado pelas tuas palavras.
    Espero que tenhas passado uma Santa noite de Natal e que tenhas Hoje um Bom e alegre dia de Natal.

    Concordo com tudo aquilo que escreveste no tue último comentário no teu blog. Pessoalmente também tenho algumas reservas.
    Eu perguntei se eras de Évora por dois motivos primeiro pelo facto de teres tocado na Eborae mvsica e em sengundo pelo facto da fotografia do teu perfil o teu rosto me parecer relativamente familiar de algum lado. Mas isso a mim acontece-me com alguma frequência encontrar rostos ou expressões que me resultam familiares...Por vezes resultado de um simples cruzar de olhares num momento casual. Coisas simples de memória visual como diria um antigo professor meu da faculdade.

    E sim sou um grande admirador e amador de musica, embora nada saiba sobre musica. Na minha adolescência ainda tive uma ligeira aproximação a guitarra Baixo numa tentativa de formar uma banda de metal.
    Mas sempre gostei ou admirei aquilo que eu chamo de musica eterna utilizando o nome de um programa da antena 2 que gosto de ouvir.

    Para mim a musica é talvez a expressão artística mais divina pela sua imaterialidade fisica concreta. Tal como Deus não possui uma forma pelo menos enquanto material fisico concreto( peço perdão por eventuais pecados Teologicos na minha comparação ou tentativa de expressão) mas que na sua abstracção se revela através do som que tem uma capacidade tão profundamente de tocar o intimo de cade ser, revelando-se dentro do próprio Homem.

    Mariam uma vez mais muito obrigado pelas tuas palavras e a continuação de um Feliz Dia de Natal.

    ResponderEliminar
  3. Jorge, eu não percebo muito de arquitectura... Mas não posso ficar indiferente às pequenas "formas materializadas" que me impelem para a fonte: para a Eterna Beleza, a Beleza incriada. E Gaudí pode ser chamado com todo o direito "O arquitecto de Deus" pelas obras que deixou. Refiro-me àquela que foi visitada e consagrada a Basílica menor, ou seja, o Templo Expiatório da Sagrada Família, no qual está sepultado o seu próprio "construtor". Que beleza e que perfeição! Cada espaço tem substância!

    E sim, gostei muito da maneira como vês a música. Deus é puro Espírito (embora o Verbo tenha encarnado e assumido um Corpo = Jesus) e nesse sentido eu costumo pensar o seguinte, e assim termino: Deus é a música que o nosso interior escuta...

    Passei um santo e bom Natal, graças a Deus. Espero que tu também.

    Pax Christi!

    ResponderEliminar
  4. A Arquitectura cria o cenário da vida dos Homens, mais ou menos erudita está sempre presente na nossas vidas. Mas a verdadeira Arquitectura com A grande, como diria um antigo mestre, é aquela que toca a alma do Homem revelando de forma mais ou menos consciente, uma parte do próprio ser perante si mesmo. Eu pessoalmente acredito que a arquitectura é tanto construção fisica como simbólica ou metafísica. E nesse aspecto Gaudí foi sem dúvida o arquitecto moderno que melhor alcansou a simbiose entre ambas. Julgo que assim foi, porque a partir de um certo ponto da sua vida e obra foi iluminado por uma inspiração e motivação que vão para além dos seus desejos humanos.

    Afinal ele dedicou grande parte da sua vida a uma obra seguindo a verdadeira tradição dos mestres construtores. Românticos tempos em que havia tempo para construir com tempo.
    Não como hoje em que tudo é para ontem!
    A obra e vida de Gaudí são ambas singulares, eu também concordo com o facto de ele ter sido o Arquitecto de Deus, pois o jovem nacionalista catalão algo rebelde e anarquista tornou-se num homem consagrado a uma missão e realmente ele levou a mensagem do verbo encarnado ( os portais da Basilica menor são disso exemplo) novamente ao encontro da pedra como nunca antes tinha acontecido, mesmo no catedrais.

    Enquanto Arquitecto a sua obra toca-me de forma estranha, fascina e incomoda ao mesmo tempo, aqui me confesso.
    Para terminar sobre Gaudí, ouvi dizer que está a decorrer um processo de beatificação, não sei se já terminou ou não?

    O meu Natal tambem correu bem.

    Paz de Cristo também para ti.




    Sabes

    ResponderEliminar
  5. Jorge,

    Envio-te um link, do site da Agência Ecclesia (fidedigno), que fala do processo de beatificação de Gaudí, ainda em decurso... Talvez já o tenhas visto, mas, pelo sim e pelo não, passo a transcrevê-lo: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=82420

    Este link (duma revista cultural da Unv. de Navarra) parece-me muito interessante, só dei uma vista de olhos... Mas se tiveres tempo e gosto parece-me útil: http://www.unav.es/nuestrotiempo/es/temas/un-templo-del-siglo-xix-para-el-siglo-xxi

    Ao olhar de forma global para o Templo da Sagrada Família, aquela primeira impressão que tenho é... arrepiante, talvez um pouco "tenebrosa" mas, ao mesmo tempo enigmática, "mística". Nunca lá fui; só a vi um pouco na televisão, quando lá foi o Santo Padre, e em algumas imagens, aqui, nestes meios virtuais. Cada metro quadrado é um pequeno mundo naquele compósito de imagens talhadas. Belíssimo. Para não falar dos efeitos de luz conseguidos no interior (li isso uma vez, não sei onde). Outro aspecto denotado: a verticalidade - sumptuosa, diria... - mas tão simbólica... O desejo de unir a terra ao céu, o homem a Deus, num abraço eterno.

    Não sei porque te sentes «fascinado e incomodado» ao mesmo tempo com as obras de Gaudí.

    Por cá irei passando de vez em quando, se Deus quiser, para mergulhar no desconhecido - mas presente - mundo da Arquitectura.

    ResponderEliminar
  6. Muito Mariam pelos links eu vou ver ambos. Eu tenho sempre interesse em aprender algo.
    Muito Obrigado por vires aqui, pois sabes graças a ti tenho sido convidado a pensar de forma mais estruturada sobre Gaudí e o motivo porque a sua obra me fascina e incomoda ao mesmo tempo. De forma Honesta não te consigo responder de forma clara e objectiva dizendo é por isto e por aquilo.

    O Fascino é sem dúvida pela profundidade e complexidade da sua obra. Eu sempre fui um amante da história e da poetica da simboligia das formas artísticas. A sua arquitectura em muitos casos transcende a própria arquitectura sendo de tal forma plástica que se transfigura quase em escultura habitável. É uma Arquitectura que se impõe ao Homem que Habita.
    E são estes últimos pontos que me incomodam, pois eu enquanto arquitecto procuro normalmente criar espaço simbólicos mas de paz que permitam a descoberta mas não a forcem, espaços que primeiro em primeiro lugar sejam um abrigo para o eu, como o ninho para o pássaro ou a toca para o coelho, isto é espaços que façam o Homem sentir-se seguros, para então permitirem o verdadeiro encontro do Homem consigo e com o outro. Não quer dizer que não procure criar emoção quando desenho um espaço, obviamente que procuro, por exemplo é mais forte do que o meu eu, utilizar combinações e tensões geométricas / espaciais simbólicas , jogar com o ritmo do espaço através da luz...criar pequenas supresas para aquele que quer ver, e um espaço agradável para aquele que não que ver ou simplesmente ainda não está preparado para ver. Pois a nossa relação com a Arquitectura e com todas as manifestações artísticas depende muito do nosso estado de alma.
    Mas como eu também infelizmente ainda não tive oportunidade de ver e sentir verdadeiramente a espacialidade de Gaudí, e até tenho um certo receio pois sei que vou ou amar ou odiar.

    Acho impossível ficar indiferente perante a sua obra.

    Muito obrigado por seres a unica mas boa leitora deste blog, sinceramente acho que nunca tinha falado de forma tão aberta e honesta sobre o meu sentir a arquitectura como o faço aqui contigo. Pois normalmente ou falo com colegas amigos de faculdade e ai as conversas sobre arquitectura são sempre mais técnicas ou então com outros amigos relacionados com pintura e ai fala-se de forma e muito raramente de sentimentos.

    Obrigado és sempre bem vinda.

    Como gostas de arte deixo-te aqui o link de um blog de fotografia do padre Mário http://sulcosdoolhar.blogspot.com
    Tem lá uma fotografia de uma igreja que adorei em termos de arquitectura pela sua simplicidade.

    ResponderEliminar
  7. Muito Obrigado pelo link da revista cultural, terminei agora mesmo de ler. Realmente o escritor é um verdadeiro conhecedor de Gaudí e admirador. Sabes é verdade que em termos de Estatica e estruturas em teoria são mais simples que um cubo, pois funcionam na sua maioria a compressão de ou em estruturas de arco,as formas estruturais digamos mais simples, pois são formas direcatemente inspiradas na natureza. Mas em boa verdade são formas relativamente mais complexas e demoradas ( normalmente economicamente mais caras) de executar comparativamente com as formas cubicas, que se tornaram mais simples e vulgares com a utilização do betão armado, mas estas ultimas formas ao serem menos naturais mais abstractas já possuem por exemplos forças de tracção e compressão e necessitam de calculos estruturais mais complexos.

    O texto da agência ecclesia acho que já tinha lido, ouvi também já o rumor de um milagre ha tempos num programa sobre Gaudí num canal de televisão espanhol.

    Uma vez mais uma boa continuação de semana e de Natal.

    ResponderEliminar
  8. Jorge,

    Obrigada eu pelas tuas palavras e por saber que te estimulo o pensamento, proporcionando-te objectivá-lo aqui e, assim, usufruir dos teus conhecimentos, aprendendo tanto contigo:)

    Obrigada por partilhares, aqui, o teu "sentir a arquitectura". Como já disse várias vezes, é uma área que, embora sempre presente no dia a dia de todos nós, nunca me despertou curiosidade e foi aqui, através das tuas publicações, que senti algum gosto, porque percebi pela primeira vez a importância da mesma e, até, a trancendência... Penso ter percebido as razões do teu fascínio e incómodo.

    Já vi o blog recomendado. Gostei muito. Também vi o outro blog do Pe. Mário do qual me tornei seguidora; é mesmo poeta: poeta de Deus.

    Em relação ao teu comentário... Talvez não... Não sei... Que confusão... Resposta: Não tenho nada que pensar ou julgar... Em termos de doutrina parecem-me bem sólidos e concordo com muitas coisas, porque, o que busco, é sempre a eterna e imutável Verdade revelada na Pessoa de Jesus Cristo: Deus e Homem. Só me parece que deveria haver mais humildade, menos "fogo de vistas"...

    Continuação de um feliz e santo Tempo de Natal!

    ResponderEliminar
  9. Jorge, aqui estou para te dizer que acabei de publicar o teu comentário...

    Deus te abençoe, a ti, a mim e a todos!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Mariam
    Mas não necessitavas incomodar vir aqui =), eu normalmente ( só se me esquecer ) ligo aquela funcionalidade que me avisa no mail quando é publicado algum comentário.

    Mas é sempre agradável uma visita tua aqui a este blog, aparece sempre.
    Por isso até te informo que o próximo artigo aqui neste blog vai ser sobre Fátima,mas é sobre Arquitectura. Não sei se tenho tempo de o colocar até ao fim da semana.

    (A) Deus e fica com Deus=)

    ResponderEliminar